Espaço BSM

08/16

A disposição do tapete e dos móveis na sala de estar

Os tapetes trazem aconchego para a nossa casa, ainda mais nessa época do ano onde o friozinho chega com tudo. Não venha me dizer que é melhor um piso gelado, basta colocar um tapete na sala de estar pra notarmos a diferença que faz e o conforto que traz. Eles ainda protegem os pisos de riscos, são eficazes quando se trata de acústica, melhorando a distribuição do som no ambiente, e ótimos para setorizar espaços em ambiente integrados.

 

E como os tapetes devem se relacionar com os móveis da sua sala? Já parou pra pensar nisso? Maior ou menor que o sofá? A mesinha lateral deve ficar em cima ou fora do tapete? Liso ou estampado?

 

 

 

_00_BANNER

 

A verdade é que muitas regras são proferidas aos quatro ventos, mas vocês sabem que por aqui somos mais de dicas do que de imposições, então o melhor mesmo é a gente fazer boas escolhas de acordo com o que mais nos agrada e nos faz bem. Estou falando isso porque talvez você já tenha lido por aí, que os móveis da sua sala devem estar todos por cima do tapete, ou sei lá, fora dele, mas acreditem em mim, cada fonte de pesquisa diz uma coisa diferente, haha.

 

Por isso pra começo de conversa, separamos 3 opções possíveis para harmonizar os móveis da sua sala com diferentes tamanhos de tapetes:

 

Nessa primeira ilustração, podemos ver que todos os móveis (exceto a mesa de centro) ficam no entorno. Nesse caso o ideal é optar por um material mais rígido, para que ele não fique “correndo” no piso. Se a intenção for fazer dele o ponto focal, vale apostar em algo mais colorido, escolhendo então um mobiliário mais neutro. Já para ampliar uma sala pequena, os clarinhos são mais indicados.

 

 

_01_TAPETES_PEQUENOS

 

A segunda opção é a mais usual, ficando os móveis um pouquinho por cima do tapete, deixando-o bem fixo. Para quem tem crianças ou pessoas idosas em casa, é muito aconselhável, minimizando possíveis acidentes. Essa disposição integra os objetos que estão sobre ou perto dele, como o(s) sofá(s) e a(s) cadeira(s).

 

 

_02_TAPETES_MÉDIOS

 

E ainda existe a possibilidade de optar por um tapetão, principalmente se a sua sala for bem ampla. Neste caso, ele pode abrigar todos os móveis.

 

_03_TAPETES_GRANDES

 

Agora que já vimos como resolver a questão tamanho do tapete x móveis, que tal algumas dicas para usá-los de formas criativas? Aqui alguns exemplos:

 

_04_TAPETES_LAY_OUTS

Gostaram das sugestões?  O tapete é uma peça bastante flexível, podendo ser substituída de tempos em tempos. Todas as alternativas dadas nesse post podem ser usadas em algum momento da sua vibe decorativa, rs.  A escolha dos seus móveis são mais definitivas, já que são bens duráveis e alinhados as necessidades da sua família, como por exemplo, a quantidade de assentos, de poltronas, tamanho do painel da tv, etc.

 

E ai fica a pergunta: Dá pra comprar um tapete antes mesmo dos móveis ou é melhor o inverso? O processo natural geralmente é nos munirmos primeiro do essencial, ou seja, se você decidir comprar um sofá com um tecido liso primeiro, terá mais liberdade para brincar com as estampas, texturas e cores do tapete. Se investir em um sofá mais colorido, listrado ou floral, o bom mesmo é que busque por algo mais simples e neutro.

 

Fonte: http://www.acasaqueaminhavoqueria.com/a-disposicao-do-tapete-e-os-moveis-da-sala-de-estar/