Espaço BSM

08/16

Dúvida Eterna – Os Tapetes na Sala

O mais importante, quando você vai escolher a cor, tamanho e estilo do seu tapete (ou qualquer coisa) é definir o problema e/ou o objetivo, que dizer: O que te incomoda e/ou o que você quer que o tapete acrescente no ambiente. Por exemplo:

 

1) Problema: “Minha sala tem pouca luz natural, os móveis são escuros…. “

 

arquiteturadoimovelaterialgirls

 

É claro que a melhor solução é um tapete claro! Ele refletirá a luz, principalmente se tiver um certo brilho, como o da foto acima. Neste caso, a cor do tapete existe nas partes mais claras dos sofás, o que facilita a harmonia entre eles.  Este tapete tem uma cor neutra, que não chama a atenção demais para si,  interfere de forma sutil no ambiente.

 

decoratrixsalon1

 

Mas, se além disso, vc sente falta de algo que chame a atenção, que avive a sala? No ambiente acima, um tapete em cinza claro, por exemplo, iluminaria o ambiente e ficaria harmonioso (afinal, o sofá tem cinzas). Mas o tapete verde, contrastando com as almofadas vermelhas trouxe mais alegria ao espaço. Com este objetivo é uma melhor solução.

 

2) Problema: “A sala é muito clara e os móveis tbém..fica tudo muito frio…”

 

assimeugostosala2untitled

 

Neste caso, nada melhor que um tapete em cores quentes (repare que ele tbém possui as cores do ambiente)

 

aroundmytablesalacalra

 

Mas, se ao contrário, vc a-do-ra que a sala seja clara, ama o piso clarinho  e deseja um tapete somente para dar aconchego? Então , sua solução passa por um tapete que não pese no ambiente, com cor não muito distante da cor do piso e que tenha uma textura gostosa (pode ser até mais grosso e fofinho que este da foto)

 

3) Problema: “Minha sala parece sem vida, fria, mas não quero acrescentar nada além de um tapete…”

 

casavoguecasa_maria_lantero_03

 

Nada como um tapete em cor viva para dar um up automático no ambiente (e vá, coloca uma almofadinha na mesma cor que fica legal!)

 

casavoguearquitetura_the_conran_shop_10

 

Mas vai que vc também não quer uma coisa assim tão “cheguei” qto um tapete amarelão? As estampas sóbrias estão aí para isso mesmo!E olhe como este tapete combina bem e alegra este ambiente?

 

4) Problema: “Comprei um sofá em uma cor forte e agora não sei que tapete colocar!”

 

abeatifulMess970c-800wi

 

Ora, ora…. vá nos neutros! Observe que o tapete é sóbrio na cor, mas tem uma textura interessante, além de ser um cru puxado para marrom, que tem em sua composição o amarelo que é a cor do sofá.

 

decoratrixsalon-azul-cielo-anthony-baratta

 

Mas se a sua questão for mesmo “abalar”, um tapete chamativo mas que tem a mesma cor do seu sofá é praticamente certo de ficar bacana! (mas cuidado para não exagerar nas cores do ambiente.. Este por exemplo, só tem azuis e brancos…)

 

Então, sintetizando: A sua solução pode ser uma ou até mesmo o contrário dela, depende do seu objetivo, de como quer que o tapete “funcione” no ambiente. Não há resposta sempre certa sem a compreensão do objetivo que vc tem em mente. Pensando sobre isso vc encontrar o SEU tapete!

 

Fonte: http://www.simplesdecoracao.com.br/2013/08/decoracao-duvida-eterna-os-tapetes-na-sala/