Espaço BSM

04/18

Jardim japonês: como montar e ideias para inspirar o seu

Calma, paz e tranquilidade. Muito além da beleza, um jardim japonês está ligado à busca pela espiritualidade. Nele, cada peça tem um significado: as pedras simbolizam a resistência e os caminhos do ser humano. O jardim japonês, com seu conjunto de elementos naturais e outros tidos como sagrados, “tem como intuito conduzir a pessoa a um estado de serenidade, de calma, meditação e espiritualidade”.

 

A ponte está ligada à transição do mortal para o sagrado, e costuma ser o local onde as pessoas param para observar o restante do jardim. Já a lanterna representa a iluminação da mente, enquanto as plantas dão o charme final. A água, por sua vez, representa o ciclo da vida e pode ser utilizada na forma de lago ou cascata.

 

Como montar um jardim japonês

 

Fonte: Tuacasa.com.br

 

Se você quer criar um típico jardim japonês do zero, ou se quer apenas acrescentar elementos da técnica oriental para transformar um espaço que já existe, confira as dicas a seguir:

 

1. Aposte nas cores

 

 

O jardim japonês original costuma trabalhar com a combinação de cores mais neutras, mas nada impede a utilização de uma cor alegre para o ambiente. Aposte nas cores para ter um ambiente mais descontraído e menos tradicional.

 

2. Preto, branco e vermelho: um trio poderoso

 

 

A combinação de plantas altas com as cores preta, branca e vermelha pode criar uma atmosfera mais elegante e poderosa.

 

3. Estilo rústico

 

 

A ideia de utilizar móveis e  outros objetos rústicos dá um ar mais despojado para os jardins. Invista!

 

4. Águas cristalinas

 

 

Neste caso, a cor da água remete às belas praias japonesas (sim, o litoral deles é lindo) e os coqueiros conferem um ar tropical à paisagem.

 

5. Base branca

 

 

Se a ideia for usar fundo branco, aposte nos objetos de decoração e flores coloridas para trazer um pouco de vida ao jardim.

 

6. Otimize ambientes pequenos

 

 

Para os ambientes pequenos, a estratégia é utilizar as paredes e, no lugar de um lago, instalar uma cascata.

 

Seja em um espaço enorme, ou em um cantinho pequeno, os elementos do jardim japonês tornam qualquer ambiente mais calmo. Você pode optar pelo barulhinho das cascatas, por um projeto incrível de lago, por um paisagismo cheio de bambus, ou tudo isso junto. Escolha sua ideia favorita e invista na técnica oriental!

 

Fonte: https://www.tuacasa.com.br/jardim-japones/