Espaço BSM

11/17

Ladrilho hidráulico: trazendo personalidade à decoração da cozinha

Também conhecido como mosaico ou piso hidráulico, o ladrilho hidráulico é um tipo de revestimento artesanal elaborado à base de cimento, areia, pó de mármore e pigmentos, onde em seu processo de cura, utiliza-se apenas água e não há queima, procedimento comum na confecção de azulejos e cerâmicas.

 

Possuindo uma superfície lisa e alta resistência ao tempo, com boa durabilidade, conta ainda com diversas opções de estampas, belas misturas de cores e de formas geométricas, causando um efeito único, onde quer que seja aplicado.

 

Segundo a arquiteta e designer de interiores Patrícia Lopes, este elemento decorativo teve origem nos antigos mosaicos bizantinos, os quais eram aplicados nas paredes como revestimentos e foram amplamente utilizados nos suntuosos palácios europeus.

 

Ainda de acordo com a profissional, no Brasil este material esteve presente nos projetos residenciais em meados dos anos 1920, atingindo seu auge e em seguida foi logo esquecido. “Atualmente ele está de volta no decor, contando com sua estética vintage e elegante, seja com seu visual colorido ou na estampa preto e branco, misturando o antigo com o novo e criando um ar contemporâneo no ambiente”, explica.

 

Veja algumas fotos que provam o charme do ladrilho hidráulico na cozinha

 

1. O ladrilho hidráulico pode ser o destaque da sua decoração

 

2. Você pode criar ambientes alegres e iluminados

 

3. Ou decorar uma parede inteira com este item

 

4. Padrões semelhantes garantem visual mais minimalista

 

5. Enquanto a mistura de modelos garante algo mais marcante

 

Com infinitas possibilidades, pode ser aplicado misturando padrões e cores, transformando o visual desde as paredes, pisos ou mesmo elementos decorativos como rodabanca e balcões da cozinha, basta deixar a imaginação correr solta!

 

Fonte: www.dicasdemulher.com.br