Espaço BSM

01/18

Penteadeira: inspire-se com esse objeto decorativo e funcional

Com origem no século XV, a penteadeira é um móvel que continua encantando mulheres até os dias atuais. Com função inicial de proporcionar um local reservado para as mulheres da realeza se embelezarem, tornou-se item essencial para as mais vaidosas.

 

 

Podendo estar localizada no quarto, closet ou até no banheiro, ter uma penteadeira em casa é uma boa opção para manter os itens de beleza organizados, além de garantir um tempo diário para o cuidado pessoal.

 

Se antigamente era comum maquiar-se e realizar os cuidados de beleza em pé em frente ao espelho, com este móvel este processo se torna muito mais fácil e prazeroso. Contando com um espelho, a penteadeira pode garantir um visual mais feminino ao ambiente.

 

Além de reservar espaço para as maquiagens e cosméticos, este móvel ainda pode ser muito útil para armazenar itens pessoais como perfumes e bijuterias, facilitando o acesso a estes objetos.

 

Desde seu surgimento, ela passou por mudanças em seu design e estilo, podendo ser encontrada em tamanhos, cores e modelos diferenciados, agradando facilmente os mais variados gostos. Confira a seguir alguns dos modelos mais comuns de penteadeira:

 

Penteadeira camarim

 

 

Atual queridinha, este tipo de penteadeira pode ter tamanhos variados, desde que seu espelho seja acompanhado de um conjunto de luzes para iluminar no momento de seu uso. Presença comum em camarins de teatro e cinemas, o ideal é mesclar luzes amarelas e brancas para conquistar um resultado fiel à luz natural.

 

Penteadeira clássica

 

 

O modelo clássico também conhecido como provençal, possui detalhes e desenhos na madeira que remetem à decoração barroca. Com espelho fixo, pode conquistar as mais românticas com os pequenos detalhes cheios de charme como um puxador diferenciado ou uma banqueta com estofamento estampado. Para atualizar o visual, invista em cores vibrantes e acessórios contemporâneos.

 

Penteadeira retrô

 

 

Com linhas retas e poucas curvas, este modelo se assemelha às penteadeiras disponíveis na década de 60, 70 ou 80, contando com puxadores cheios de estilo, espelho único e fixo ou ainda três espelhos, com um maior no meio e dois menores articulados em cada lateral. Assim como o modelo anterior, pode ganhar cores para deixar o visual mais descontraído.

 

Penteadeira suspensa

 

 

Opção ideal para quem possui pouco espaço, a penteadeira suspensa pode ser fixada sozinha à parede, contando com um espelho avulso, ou ainda ser ligada a outros móveis do quarto, como este exemplo, onde a mesma é uma continuidade da escrivaninha. Pode ainda ganhar a companhia de um espelho estilo camarim, dando destaque ao ambiente.

 

Penteadeira branca

 

 

Modelo curinga, pode ter qualquer um dos estilos de penteadeira. Esta opção é ideal para quem deseja um móvel funcional, sem muito destaque. Os estilos e tamanhos variam de acordo com o gosto pessoal de cada um, combinando com qualquer estilo decorativo adotado no ambiente.

 

Penteadeira improvisada

 

 

Uma boa opção para quem não possui uma penteadeira mas não abre mão do espaço reservado para os cuidados pessoais. Aqui qualquer móvel ou cantinho do ambiente pode se tornar uma penteadeira, basta ter espaço para acomodar os itens de beleza e um bom espelho para facilitar o manejo destes.

 

Penteadeira no banheiro

 

 

Ideal para quem dispõe de um banheiro com medidas generosas, adicionar a penteadeira ao banheiro pode facilitar na hora de se embelezar. Aqui é válido alguns cuidados com os itens de beleza, já que a frequente exposição à umidade pode encurtar a vida útil dos mesmos.

 

Independentemente do estilo favorito, espaço disponível e orçamento, é possível conquistar a penteadeira dos sonhos, basta conhecer o gosto pessoal e escolher qual se encaixa melhor em suas preferências.

 

Fonte: Dicasdemulher.com.br